Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
  • DIRCEU SILVEIRA MANFRINATO  - PT DO B
  • Vereadores
    15ª LEGISLATURA
    Presidente Atual
    DIRCEU SILVEIRA MANFRINATO
Próxima Sessão

Segundas-Feiras,


às 19h00

Data: 09/05/2018 Hora: 14:27:22
ONG Ensina-me a Viver utiliza a Tribuna Livre

Próximo evento da ONG será no dia 25 de maio, no Salão Paroquial do Santuário Eucarístico Diocesano

DIEGO FERNANDO LASKA

Na sessão ordinária desta segunda-feira (7), conforme requerimento 187/2018, de autoria do vereador Dirceu Manfrinato, utilizou a tribuna livre a presidente da Organização Não Governamental (ONG) Ensina-me a Viver, Dra. Iraci Souza de Sarges, juntamente com membros da organização, a fim de discorrer sobre as atividades desenvolvidas pelo órgão ao longo de dois anos, completados no último de 8 de março (Dia Internacional da Mulher).

Primeiramente, a Dra. Iraci abordou sobre os resultados da 'Carreta Rosa' presente em Cianorte, em agosto, mesmo perdendo um dia e meio de trabalho. "A Carreta Rosa fez seu papel com excelência. Ao todo, foram aproximadamente 155 mamografias e 103 exames de Papanicolau realizados e desses números tivemos 15 alterações em mamografias, ou seja, mais de 10 %, um índice alto, e que logo foram comunicadas. Das alterações, três foram consideradas de natureza mais séria, sendo que uma foi confirmada o câncer de mama, a qual foi encaminhada aqui em Cianorte, através Secretaria Municipal de Saúde, ao Hospital das Clínicas de Maringá e sua cirurgia foi realizada em março e agora vai ter oportunidade de fazer o seu tratamento e ser curada. Portanto, por essa única pessoa, única vida, que não fosse a vinda da Carreta Rosa, não teria o diagnóstico. Valeu a pena tudo que passei naqueles dias e, se fosse necessário, passaria novamente", pontua.

A presidente da ONG explicou, na oportunidade, sobre o porquê dos exames serem pegos no seu escritório. "Nós não obtivemos o apoio logístico da Secretaria Municipal de Saúde, pois todos os municípios onde a Carreta Rosa passa, a Secretaria que dá o apoio com o objetivo que após os exames sejam encaminhados, possam ser entregues as mulheres. Assim, não foram contabilizados para as metas do município de Cianorte, pois a Secretaria não nos forneceu o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), logo esses exames foram contabilizados para Barretos", pondera Iraci.

"O carro-chefe da ONG é a prevenção. Temos uma lista com uma demanda reprimida de mais de 350 mulheres que procuram atendimento e não foram atendidas no ano passado, assim esperamos contar com a ajuda de todos, a fim de resolver este problema e para que Cianorte chegue ao nível de erradicação do diagnóstico tardio. Desse modo, com o diagnóstico precoce, todas as mulheres terão a chance de realizar o tratamento e serem curadas, pois qualquer um de nós pode ter câncer, portanto, é fundamental tratar o assunto com a seriedade que merece, não colocando obstáculos", finaliza.

Agenda

No dia 25 de maio, no Salão Paroquial do Santuário Eucarístico Diocesano, haverá um café da tarde gratuito para acolher quem terminou ou está em tratamento, com a presença de psicólogos.

Presenças

Além da presidente da ONG, houve a presença da primeira secretária da ONG Ensina-me a Viver, Monica Francielle Albieri; da psicóloga da ONG, Camila Ventura; do colaborador da ONG Ensina-me a Viver, João Gavron Filho, bem como de outros colaboradores e pacientes.

Histórico

A Associação, sem fins lucrativos, ONG 'Ensina-me a Viver' iniciou as atividades em 08/03/2016, ainda de maneira informal, com a campanha para doação de lenços realizada na rede social, ajudou atender mais de 50 mulheres na época. A sua fundação, no município de Cianorte, ocorreu, porém, em 1º/09/2016 e através da Lei Ordinária 4.888/2017, de 9 de junho de 2017, foi declarada de Utilidade Pública Municipal.

Entre as principais atividades desempenhadas, nesses dois anos, estão a prestação de apoio gratuito aos pacientes com câncer e familiares, além de promover e realizar campanhas de conscientização para o incentivo da realização dos exames preventivos, a fim de ter um diagnóstico precoce.

Galeria de Fotos



Data: 09/05/2018 Hora: 14:27:22