Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
  • DIRCEU SILVEIRA MANFRINATO  - PT DO B
  • Vereadores
    15ª LEGISLATURA
    Presidente Atual
    DIRCEU SILVEIRA MANFRINATO
Próxima Sessão

Segundas-Feiras,


às 19h00

Data: 11/05/2018 Hora: 14:08:32
Professor Paulo Scapin apresenta sugestões para a Revisão do Plano Diretor de Cianorte

Com a presença dos vereadores Adailson Carlos Ignácio da Costa (Dadá), Marcia Pereira, Santina Buzo e Victor Hugo Davanço, o objetivo, com os apontamentos do professor, é planejar a cidade para a próxima década

DIEGO FERNANDO LASKA

Na noite desta quinta-feira (10), representantes da Equipe Técnica Municipal e da Comissão Externa de Acompanhamento do Plano Diretor, reuniram-se na Prefeitura com objetivo de ouvir as contribuições propostas pelo professor Paulo Scapin para a Revisão do Plano Diretor, atualizado pela última vez em 2006.

"O futuro do município depende da união de todos, principalmente dos órgãos governamentais, os quais devem atender os anseios da população, com um planejamento de forma correta e com transparência, caso contrário vamos sofrer as consequências", adverte o professor Scapin.

Na oportunidade, Paulo Scapin apresentou os problemas da cidade, em fotos, conforme sua pesquisa de campo, os principais são: o asfalto em vários pontos da cidade é degradado, sem garantia; grande quantidade de resíduos poluentes e falta de fiscais para supervisionar o meio ambiente; descontrole no plantio, na derrubada e poda de árvores; falta de planejamento urbano; imóveis abandonados, degradados e para locação ou venda; falta de infraestrutura nos loteamentos; rede de esgoto doméstico e pluvial precária, com tubo e grada inadequada para o fluxo de água, falta de rede de esgoto nos loteamentos; galeria de esgoto sem emissário, ou seja, sem redutor do impacto de água; construções feita sem estrutura, sem acompanhamento de um profissional qualificado; obras sem planejamento para evitar desastres naturais e loteamentos urbanizados por murinho de esconder lixo. "Tudo o que foi exposto nesse trabalho, deve ser colocado como base para a construção do Plano Diretor", pontua e finaliza.

"As sugestões discutidas hoje, subsidiarão nossas discussões nas comissões e em plenário. Assim, é fundamental que os gestores façam a sua parte, bem como a população, por exemplo, participando das Audiências Públicas e dando a destinação correta do lixo produzido", disseram os vereadores presentes.

Após a análise técnica do professor, os vereadores e a comissão discutiram sugestões para complementar o trabalho do professor Scapin.

Presenças

Além dos vereadores, estiveram presentes: o secretário de Desenvolvimento e integrante da Equipe Técnica, Nelson Magron Júnior; o chefe da Divisão de Habitação e Urbanismo e coordenador da Equipe Técnica, Algacir Bortolato; a arquiteta, urbanista e coordenadora da Equipe Técnica, Iara Dechiche Libâneo Reis; o arquiteto e urbanista consultor da Fundação de Apoio ao desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (Fauel), Dr. José Luiz Faraco; a supervisora de projetos da Secretaria da Saúde, Patrícia Vela; como também dos membros da Comissão Externa de Acompanhamento do Plano Diretor (Ana Paula Torquete Gavioli, Leonel Fernando Testa, Marcelo Girardi, Paulo José Scapin, Odécio Alevato e Elton Gomes Ferreira).

Próximos passos

Segundo o coordenador da equipe técnica da Revisão do Plano Diretor, Algacir Bortolato, outras reuniões técnicas estão programadas. "Para exaurir todas as sugestões para a Revisão do Plano Diretor, haverá a 3ª Audiência Pública e uma Conferência Municipal sobre a Revisão do Plano Diretor", explica. Na sequência, o projeto seguirá para a apreciação dos vereadores nas comissões, para depois ser votado em dois turnos.



Data: 11/05/2018 Hora: 14:08:32