Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
  • DIRCEU SILVEIRA MANFRINATO  - PT DO B
  • Vereadores
    15ª LEGISLATURA
    Presidente Atual
    DIRCEU SILVEIRA MANFRINATO
Próxima Sessão

Segundas-Feiras,

às 19h00

Data: 13/09/2017 10:18:10
História de Cianorte

 

Cianorte, a Capital Nacional do Vestuário, foi fundada em 26 julho de 1953, pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, através da Lei Estadual nº 2.412 de 13 de julho de 1953, e instalada em 15 de dezembro do mesmo ano, sendo desmembrada de Peabiru. Além de fundar a cidade, a companhia deu o nome para a cidade: "Cia" (Companhia) e "norte" (de Norte do Paraná). Pelo rio Ivaí chegaram os primeiros colonizadores.

A cultura cafeeira foi quem impulsionou o crescimento da economia cianortense até a década de 1970, pois, em 1975, fortes geadas atingiram a região (geada negra), dizimando os pés de café, que foram queimados no evento climático, houve também mudanças na política econômica nacional.

Devido aos dois fatores, correu êxodo rural, ou seja, a saída das pessoas do campo para a cidade e quem ficou, precisou mudar a cultura plantada, daí o fortalecimento da soja, milho e trigo na região.

Para evitar o desemprego e o êxodo rural, Cianorte mudou o outro setor, começou a investir nas confecções. Houve o investimento em maquinário, construção de fábricas e qualificação de mão-de-obra, primeira confecção em 1978. Em pouco tempo, Cianorte se destacou no cenário nacional como o maior polo atacadista do Sul do País e passou a ser conhecida como a "Capital do Vestuário".

Criada em 1989 e com sua primeira edição desde 1990, a Expovest, a maior feira do vestuário da região Sul do Brasil, ocorre em duas edições anuais - a Outono/Inverno, em março e a Primavera/Verão, em julho. Além, desde 2010, da Feira Alto Verão, que ocorre em outubro. Todas com a homologação da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest).

Atualmente, além de contar com um parque industrial, há ainda um desenvolvimento consolidado no setor alimentício, com a produção de diversos produtos; além de presença importante nos setores avícola, frigorífico e de laticínios.

Dados Gerais

Localização: Região Noroeste do Paraná e limita-se a São Tomé (ao Norte), Tuneiras do Oeste e Araruna (ao Sul), Jussara e Araruna (a Leste) e Indianópolis, Tapejara e Tuneiras do Oeste (a Oeste).

Duas subdivisões administrativas: distritos de São Lourenço (o Distrito de São Lourenço foi criado pela Lei nº 5.623, em 28 de agosto de 1967 e Vidigal (O patrimônio de Vidigal foi elevado a Distrito pela Lei Estadual n° 7942, de 19 de novembro de 1984).

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM 2010) - 0,755 - (Fonte: Altas Brasil 2013 Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Gentílico: cianortense

População: 69.958 habitantes (IBGE 2010)

População estimada: 78.553 habitantes (IBGE 2016)

Área territorial:  809,232 km² (ITCG-PR)

Densidade Demográfica (habitantes /km²):  86,19 hab/km² (IBGE 2010)

Distância da sede municipal a Curitiba: 501,26 km (SEIL-PR)

Altitude (m): 543 metros (IBGE)

Latitude: 23° 39' 48'' Sul (IBGE)

Longitude: 52° 36' 18'' Oeste (IBGE)

Frota:  57.033 veículos (Ministérios das Cidades, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran 2016)

Árvore Símbolo: Peroba

Vegetação: vegetação típica é originária da floresta tropical, composta por diversas espécies como peroba, palmeira (palmito), cedro, canela e ipê. O Parque Cinturão Verde é a sendo a segunda maior reserva florestal urbana do país (atrás somente da Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro)

Solo:  Cianorte está no Terceiro Planalto Paranaense, na região conhecida por Arenito de Caiuá, entre os rios Ivaí e Piquiri

Clima: Subtropical úmido (chuvas bem distribuídas), com verões quentes e invernos com geadas pouco frequentes.

Prato típico: frango desossado

Time de Futsal: Cianorte Associação de Futsal e Esportes (C.A.F.E. Futsal Feminino)

Time de futebol: Cianorte Futebol Clube

Fontes de todos os dados: IBGE, IPARDES, Prefeitura Municipal de Cianorte e pesquisas do autor.