Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
  • DIRCEU SILVEIRA MANFRINATO  - PT DO B
  • Vereadores
    15ª LEGISLATURA
    Presidente Atual
    DIRCEU SILVEIRA MANFRINATO
Próxima Sessão

Segundas-Feiras,

às 19h00

Data: 03/10/2017 Hora: 15:03:52
Vereadores de Cianorte prestigiam o lançamento da campanha Outubro Rosa 2017

Ao longo do mês, diversas ações ocorrerão na cidade; objetivo é detecção precoce dos cânceres de mama e de colo do útero

Com objetivo de conscientizar as mulheres para realizarem o preventivo e a mamografia anualmente, na tarde desta última segunda-feira (2), houve o lançamento da campanha Outubro Rosa 2017, na entrada da Prefeitura Municipal de Cianorte, Paço Municipal Wilson Ferreira Varella.

Segundo a vereadora Marcia, que representou o presidente Dirceu Manfrinato no evento, o diagnóstico precoce ajuda a salvar vidas. "É muito importante as mulheres fazerem o preventivo anualmente, pois, só assim, há como diagnosticar um nódulo. Na minha família já tivemos problemas de câncer, quem teve sabe como é. Mulheres, para melhorar a qualidade de vida, não deixem de fazer o exame", a e ressalta a vereadora Marcia com opinião compartilhada pela vereadora Santina Buzo, também, presente no evento.

O evento começou com depoimento emocionante da chefe de Divisão de Atenção Básica em Saúde, Andréia Pizani Domingos. "Na campanha do ano passado não fiz o exame, quando eu fiz o exame descobriu alguns nódulos, porém nesta semana descubro que não são malignos. Espero que com meu exemplo, e vocês mulheres. Façam o preventivo", disse.

A secretária municipal de Saúde, Michelly Polyana Viguiato Pricinotto, que esteve presente na solenidade, destacou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. "É fundamental para a prevenção, o diagnóstico precoce, tanto dos cânceres de mama como o do colo do útero. Assim, as cianortenses devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), anualmente", finaliza com opinião compartilhada com as autoridades municipais presentes.

O encerramento foi com o grupo Narizoterapia, que em uma apresentação teatral, contou a história da personagem Matilde, a qual não sabia que tinha Câncer de Mama. Após a revelação com o exame preventivo, foram retirada as mamas e reconstituídas na sequência.  Nesse processo, o apoio dos familiares foi fundamental. No fim, Matilde já curada, agradece a equipe médica com sua família.

O grupo Narizoterapia atua em escolas, igrejas, realizando conscientização, bem como no Hospital São Paulo, há 5 anos, com objetivo de alegrar os pacientes como "Doutores Palhaços".

Utilidade Pública

Os atendimentos para realização do preventivo e liberação de guias para a mamografia começam no sábado (7) das 8h às 16h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Morada do sol, Vila Sete, Santa Mônica, Setor 8, Pedro Moreira e Jardim Universidade. A programação das outras UBSs, será em outros dias ao longo do mês de outubro.

Outubro Rosa

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, no mundo todo, com objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Enviar esta notícia para um amigo

Reportar erro

Data: 03-10-2017 15:03:52