Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
  • DIRCEU SILVEIRA MANFRINATO  - PT DO B
  • Vereadores
    15ª LEGISLATURA
    Presidente Atual
    DIRCEU SILVEIRA MANFRINATO
Próxima Sessão

Segundas-Feiras,

às 19h00

Data: 10/10/2017 Hora: 16:51:26
Vereadores de Cianorte aprovam quatro projetos de Lei

A sessão, também, contou com a presença da nova gerente da unidade SESI/SENAI/IEL de Cianorte, Juliani Aparecida Agnes, juntamente com ex-gerente da instituição, Sueli Aparecida de Souza Coelho e do diretor da Universidade Estadual de Maringá - Campus Regional Cianorte (UEM-CRC), professor Doutor Alessandro Santos da Rocha, juntamente com a chefe do Departamento de Design e Moda da UEM, Anelise Guadagnin Dalberto.

Na última sessão ordinária, segunda-feira (09), houve a aprovação, em primeira discussão, de proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal. Além de dois projetos de Lei Ordinária e um projeto de Resolução, na pauta, aprovados de forma unânime, em segundo turno e redação final. Os primeiros de autoria dos vereadores e o segundo de autoria da Mesa Diretora da Casa de Leis, respectivamente.

A proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal 004/2017, de autoria dos vereadores Sergio Mendes de Almeida (Mendes), Adailson Carlos Ignácio da Costa (Dadá), Silvio Fernandes (Silvio do Pátio), Santina Buzo e José Aparecido da Silva (Zezão), em primeiro turno, altera o inciso X do parágrafo 2º do artigo 85, que passa a vigorar com a seguinte redação: 'licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e oitenta dias'. Os vereadores que apresentaram a proposta, justificam que desde o ano de 2010, o artigo 137 da Lei Municipal nº 1.267/90 (Regime Jurídico Único) estabelece a licença em 180 dias à servidora gestante. Assim, segundo eles, faz-se necessária a adequação também na LOM, lei maior do município, na qual ainda consta a licença de 120 dias.

Já em segundo turno e redação final, houve a aprovação do projeto de Lei 51/2017-G, de autoria do vereador Natal Reis, que obriga a colocação de painéis nas entradas principais e de acesso público dos postos e casas de saúde, hospitais, prontos socorros, ambulatórios, da rede pública e privada de Cianorte. O projeto de Lei 51/2017-D, de autoria do vereador Sérgio Mendes de Almeida (Mendes), que nomina como 'Helena Atune Nishiyama', o campo de grama sintética de Cianorte, localizado na quadra 02, 5-A área institucional, entre as ruas: Mario Secolo e Takashi Nishiyama. E por fim, o projeto de Resolução 005/2017, de autoria da Mesa Diretora, que determina a revogação da Resolução 001/15, ou seja, a formalização da desfiliação da Câmara Municipal de Cianorte da Associação de Câmara e Vereadores do Paraná (Acampar), denominada atualmente de União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos (Uvepar), como entidade de representação e reivindicação política junto aos órgãos públicos de todas as esferas, níveis e entidades privadas.

Universidade Estadual de Maringá

Conforme requerimento 369/2017, de autoria do vereador Victor Hugo Davanço, utilizou a tribuna livre o diretor da Universidade Estadual de Maringá - Campus Regional Cianorte (UEM-CRC), professor Dr. Alessandro Santos da Rocha e a chefe do Departamento de Design e Moda da UEM, Anelise Guadagnin Dalberto, que comentaram sobre o Campus da UEM em Cianorte, bem como, sobre os 15 anos dos cursos de Moda e Design na cidade.

O Dr. Alessandro, na tribuna livre, disse que mesmo a UEM sendo a instituição de ensino melhor ranqueada no estado do Paraná, sofrerá corte no orçamento de 2018. "A UEM é a 24ª instituição em qualidade de ensino, pesquisa e extensão do país. No Paraná somos a primeira, porém a perspectiva para o ano que vem não é nada animadora, teremos um corte no orçamento de 30%", salienta.

O professor comentou, também, a importância dos recursos humanos que fazem a instituição. "Nestes 15 anos dos cursos de Moda e Design em Cianorte, gostaria de parabenizar os docentes, servidores técnicos e administrativos e os alunos. Foram 700 alunos formados neste período, ou seja, diversos pedagogos, bacharéis em moda, designers e contadores, com a mais alta qualificação", efetua elogios o diretor.

No fim de sua fala, o diretor Alessandro ressaltou a importância socioeconômica da instituição para Cianorte e as cidades do entorno. "Qualquer confecção desta cidade, qualquer escola ou qualquer indústria tem um profissional formado pela UEM. Ou seja, há um impacto direto na economia com a formação de mão de obra qualificada, assim aumentando a produtividade regional e a oferta de serviços para a comunidade. Portanto, as instituições de ensino superior têm um efeito direto no desenvolvimento socioeconômico dos municípios sedes e também há um efeito positivo nos municípios vizinhos (até 120 km). Cada real investido na universidade, volta quatro reais para a sociedade", finaliza.

A chefe do Departamento de Design e Moda da UEM, Anelise Guadagnin Dalberto, comentou sobre os cursos e destacou os prêmios recebidos pelos alunos e pela instituição. "Hoje, o departamento conta com 25 professores, são aproximadamente 240 alunos, a maioria de fora de Cianorte. Em 15 anos, foram 20 projetos de pesquisa e 5 projetos de extensão. Estamos fazendo ciência em Cianorte. No curso de moda, nossa aluna foi primeira colocada no concurso para traje da Fanfarra de Cianorte, dentre outros concursos. No curso de Design temos ex-alunos trabalhando em diversas empresas e indústrias de Cianorte, do Brasil e do mundo. Ganhamos, por exemplo, o primeiro lugar no prêmio Binbom", destaca.

Anelise, na oportunidade, pede o apoio da população e dos vereadores para duas conquistas. "Precisamos do Laboratório de Prototipagem, há 15 anos, o qual utilizamos diversos equipamentos que emitem barulhos, atualmente, funciona acima da biblioteca. Bem como, vou plantar uma semente, com objetivo da implantação da habilitação de design gráfico na cidade", finaliza Anelise.

Sesi/Senai/IEL

Conforme requerimento 376/2017, de autoria do vereador Victor Hugo Davanço, utilizou a tribuna livre, também, a nova gerente da unidade Sesi/Senai/IEL de Cianorte, Juliani Aparecida Agnes, que substitui, desde 18 de setembro, a ex-gerente Sueli Aparecida de Souza Coelho, que depois de 24 anos, assumirá um novo programa a nível estadual.

"Meu compromisso maior é dar continuidade ao serviço que o Sesi, Senai e IEL fazem em Cianorte. A unidade Sesi/Senai/IEL deve ser útil à indústria e à sociedade, para fortalecer o setor do vestuário, além dos outros segmentos. Cianorte atende, hoje, 515 jovens por ano, inclusive, ainda este ano, estamos com 90 vagas abertas para turmas de aprendizagem de diversos cursos. Lembrando que o aluno para cursar tem que ter entre 14 e 22 anos e pode concluir até 24 anos. Há, também, 100 vagas abertas nas áreas têxtil, vestuário e construção civil, o aluno só deve procurar a instituição e faz a pré-inscrição atendendo os critérios de idade e formação. E um dado importante cerca de 70% estão colocados com carteira", diz a nova gerente.

Agenda

Na segunda-feira (16), às 19h00, os parlamentares voltam a se reunir, em sessão ordinária, na Câmara Municipal. Na oportunidade, conforme requerimento 375/17, de autoria do vereador João Alexandre Teixeira, está convidado a ocupar a tribuna livre, o chefe do Escritório Regional da Secretaria de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Sidnei Souza, a fim de discorrer sobre o programa do Estado para inclusão de pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho. Na mesma sessão, também, será discutido, em primeira discussão, de autoria do executivo, o projeto de Lei 49/2017, que determina o aumento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) em 6% para 2018.

Serviço

Facebook: Câmara Municipal de Cianorte (transmissão das sessões ao vivo)

Youtube: Câmara Cianorte

Acesse as proposições dos vereadores no site www.camaracianorte.pr.gov.br na aba Legislativo > Processo Legislativo

Enviar esta notícia para um amigo

Reportar erro

Data: 10-10-2017 16:51:26