Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
  • DIRCEU SILVEIRA MANFRINATO  - PT DO B
  • Vereadores
    15ª LEGISLATURA
    Presidente Atual
    DIRCEU SILVEIRA MANFRINATO
Próxima Sessão

Segundas-Feiras,


às 19h00

Data: 12/06/2018 Hora: 16:18:27
Doulas Jenifer Ribeiro e Veridiana Bonfim Zacharias utilizam a Tribuna Livre

Com o convite do vereador Victor Hugo Davanço, especialistas explicam a importância da acompanhante de parto

DIEGO FERNANDO LASKA

Na sessão ordinária desta segunda-feira (11), conforme requerimento 300/2018, de autoria do vereador Victor Hugo Davanço, utilizaram a tribuna livre as doulas (acompanhantes de parto), Jenifer Ribeiro e Veridiana Bonfim Zacharias, a fim de discorrer sobre os trabalhos desenvolvidos por elas com as gestantes da cidade.

Primeiramente, Jenifer explicou o significado da palavra doula, que, segundo ela, visa beneficiar muitas famílias de Cianorte e região. "A palavra 'doula' vem do grego 'mulher que serve'. É uma profissional treinada e capacitada para oferecer apoio contínuo nas áreas emocional, física, psicológica e informacional, contribuindo para reduzir os casos de parto cesariano. E ajuda, também, em todas as etapas da gravidez, desde antes do parto (orientando o casal e ajudando a mulher a se preparar para o parto e pós-parto); durante o parto (explica os  termos médicos complicados e os procedimentos hospitalares e ajuda, por exemplo, a grávida encontrar posições mais confortáveis para o parto e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores) e pós-parto (ela faz visitas à nova família e oferece apoio, especialmente, informando com relação à amamentação e cuidados com o bebê)", explica.

"Importante salientar ainda, que a doula não substitui o pai ou o acompanhante durante o parto. Além de apoiar a mãe da criança, apoiamos o pai, que, muitas vezes, não sabe como agir nesse momento. E, também, ressaltamos que mesmo algumas doulas terem formação médica na área da saúde, muitas vezes, é proibido realizar procedimentos privativos de profissionais de saúde, como diagnósticos. Assim, nosso papel é servir as mulheres, dar apoio em todos os aspectos para essa família, com carinho, com amor, com paciência e com muito respeito", esclarece Jenifer.

No fim, a doula Veridiana Bonfim Zacharias leu o relato de parto de duas mães, as quais consideraram fundamental o acompanhamento das duas doulas.

Serviço

Mais informações e dúvidas podem ser sandas pelos seguintes contatos:

Jenifer Ribeiro (44) 99999-6464

Veridiana Bonfim Zacharias (44) 99943-6972

Galeria de Fotos



Data: 12/06/2018 Hora: 16:18:27