Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
  • DIRCEU SILVEIRA MANFRINATO  - AVANTE
  • Vereadores
    15ª LEGISLATURA
    Presidente Atual
    DIRCEU SILVEIRA MANFRINATO
Próxima Sessão

Sessões Ordinárias


Segundas-feiras, às 19h00

Data: 13/09/2018 Hora: 15:48:49
Alunos da Escola Municipal Jardim Aeroporto vistam a Câmara Municipal

Com a presença dos vereadores Dejair Barbosa Melo (pastor Dejair), Santina Buzo e Victor Hugo Davanço, os estudantes conheceram as dependências e o funcionamento do Legislativo Municipal, além de fazerem perguntas e solicitações

DIEGO FERNANDO LASKA

Nesta quinta-feira (13), 44 alunos dos 4º anos B e D - acompanhados, respectivamente, das professoras Daniele Aparecida Caldeira Lonardoni e Eva Ferreira Lopes, bem como da diretora auxiliar, Giseli de Lucca Shinohara - tiveram uma manhã diferente, pois além de conhecer as dependências e o funcionamento da sede do Poder Legislativo Municipal, compreenderam - através de perguntas e solicitações - o papel e a importância do trabalho dos vereadores. A fim de prestigiar a visita, estiveram presentes os vereadores Dejair Barbosa Melo (pastor Dejair), Santina Buzo e Victor Hugo Davanço.

Na oportunidade, os vereadores responderem diversas perguntas dos alunos e das funcionárias da escola. Dentre as perguntas que se destacaram, estão: o que precisa fazer para ser eleito vereador e qual sua função. "Para ser candidato ao cargo de vereador é preciso os seguintes requisitos: ter nacionalidade brasileira (ser brasileiro nato ou naturalizado), estar filiado a um partido político; ter domicílio eleitoral no município que pretende concorrer, porém, caso vote em outra localidade, o pedido de transferência pode ser feito no mínimo um ano antes das eleições; ser alfabetizado (saber ler e escrever); ter 18 anos de idade na data da posse; estar em dia com a Justiça Eleitoral, isto é, ter votado ou justificado a ausência nas últimas eleições; possuir pleno exercício dos direitos políticos, ou seja, não estar respondendo a nenhum crime, por exemplo, e se for homem, apresentar o certificado de reservista militar. O vereador é o porta-voz das demandas de uma cidade, ou seja, nosso papel é de fiscalizar a cidade e o executivo, além de receber as sugestões dos moradores para uma indicação, questionar um problema e cobrar uma solução através de um requerimento ou propor um projeto de lei", pontuaram os vereadores presentes, que explicaram, também, como funciona os trabalhos do Legislativo Municipal para os alunos.

Solicitações

Na ocasião, os estudantes e as professoras solicitaram três melhorias para a escola e para a cidade, sendo duas de autoria dos alunos e uma de autoria das professoras presentes.

Os alunos relataram as seguintes sugestões: a ampliação da cozinha da escola (aluno Atalis) e operação tapa-buraco na Rua Gaivota (Zona 8) (aluna Letícia).

Já as funcionárias apresentaram a seguinte sugestão urgente: a construção da cobertura do pátio interno da Escola Municipal Jardim Aeroporto.

Os vereadores presentes se comprometeram a fazer os requerimentos e as indicações solicitados, nesta semana, para que sejam lidas na sessão da próxima segunda-feira (17) e encaminhadas aos órgãos competentes na sequência.



Data: 13/09/2018 Hora: 15:48:49