Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
  • DIRCEU SILVEIRA MANFRINATO  - AVANTE
  • Vereadores
    15ª LEGISLATURA
    Presidente Atual
    DIRCEU SILVEIRA MANFRINATO
Próxima Sessão

Sessões Ordinárias


Segundas-feiras, às 19h00

Data: 06/04/2018 Hora: 14:03:14
Câmara participa do 1º Encontro sobre Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em Cianorte

Com a presença do vereador Victor Hugo Davanço, o objetivo do evento é conscientizar a população, a fim de acabar com o preconceito existente

DIEGO FERNANDO LASKA

Na manhã desta sexta-feira (6), no anfiteatro da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (ACIC), ocorreu diversas palestras no 1º Encontro sobre Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): enxergando o mundo por um ângulo diferente, em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado no dia 02 de abril.

O vereador Victor Hugo Davanço, representando o Legislativo Municipal no evento, ressalta a importância de discutir o tema. "É fundamental debater o assunto em sociedade, para a população ter uma visão correta e não ter preconceito com quem tem o autismo. Coloco a Câmara Municipal à disposição de todos", finaliza o vereador.

Na oportunidade, a chefe da Divisão de Atenção Básica à Saúde, Andréia Domingos, que representou a secretária municipal de Saúde,  Michelly Polyana Viguiato Pricinotto, destaca a importância do evento. "Teremos uma gama de atividades, sobre um tema muito importante para todos. Assim, as palestras são importantes, pois só conseguimos soluções estudando e discutindo", disse acompanhada da psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps i), Thaise Dantas, a qual destaca que a descoberta precoce é fundamental para possibilitar a criança se desenvolver.

Para abrir o evento, o aluno autista do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps i), Bruno Muniz, disse uma linda mensagem a todos os participantes.

Palestras

O professor do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá - Campus Cianorte (UEM-CRC), com doutorado em educação, Fernando Wolff, discorreu sobre o seguinte tema: "Sinais de a no primeiro ano de vida". Segundo o professor, é preciso estimular o desenvolvimento das crianças desde quando são bebês. "Sem estímulos, não há conexões sinápticas, assim, para que o ser humano tenha pleno desenvolvimento, é necessário repensar o modo como se desenvolve", explica o professor.

Além de apresentações culturais, o evento contou com a psicóloga especialista, Daniela Devico, que comentou sobre as possíveis intervenções no autismo, bem como o relato de experiência da família idealizadora do canal no Youtube "Otávio Show".

Presenças

Além do vereador, houve a presença do prefeito de Cianorte, Claudemir Bongiorno; de secretários municipais; do diretor da Universidade Estadual de Maringá - Campus Regional Cianorte (UEM-CRC), professor Dr. Alessandro Santos da Rocha; bem como de representantes das Secretarias de Saúde e Educação e comunidade.

Histórico

Em 2008, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou o dia 2 de abril como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, dessa forma surgiu a Campanha Abril Azul, com o objetivo de chamar a atenção e ampliar o conhecimento acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o qual se manifesta mais comumente no sexo masculino (por isso a cor azul foi escolhida para representar a campanha).

Galeria de Fotos



Data: 06/04/2018 Hora: 14:03:14