Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
  • DIRCEU SILVEIRA MANFRINATO  - AVANTE
  • Vereadores
    15ª LEGISLATURA
    Presidente Atual
    DIRCEU SILVEIRA MANFRINATO
Próxima Sessão

Sessões Ordinárias


Segundas-feiras, às 19h

Data: 05/12/2018 Hora: 17:27:42
Secretário de Meio Ambiente de Cianorte utiliza Tribuna Livre

Guilherme Cômar Schulz esclarece a questão da coleta de lixo na Zona Rural

DIEGO FERNANDO LASKA

Na sessão ordinária desta segunda-feira (10) - conforme requerimentos 592 e 636/2018, de autoria do vereador e presidente Dirceu Silveira Manfrinato - utilizou a tribuna livre o secretário municipal de Meio Ambiente de Cianorte, Guilherme Cômar Schulz, a fim de esclarecer sobre a questão da coleta de lixo na Zona Rural.

Em primeiro lugar, o secretário justificou que não pôde comparecer à sessão ordinária do dia 12/11/2018, devido ao tratamento de saúde que realizou em Ivaiporã no dia e reiterou que nunca deixaria de atender à Câmara.

Sobre a questão do acúmulo de lixo nas lixeiras rurais, Guilherme salienta que, nos últimos anos, a quantidade de lixo encontrado aumentou bastante e que em 2019 terá mais um caminhão para coleta na Zona Rural. "Mesmo tendo apenas um caminhão para recolhimento na Zona Rural, atualmente, se as pessoas utilizem de forma correta as lixeiras rurais, que aumentaram nos últimos cinco anos de 8 para 23, não precisaria estar aqui. Nós temos problemas em 8 lixeiras próximas a cidade como, por exemplo, na Estrada Tropeiro, na saída para Terra Boa, duas indo para o Distrito de Vidigal, na PR-323 e na Avenorte; nas quais, principalmente, há dejetos de empresas", explica o secretário, que disse ainda, que quando é encontrado de alguma empresa é encaminhado para o Ministério Público e em 2018, foram mais de 30 processos.

Na oportunidade, o secretário de Meio Ambiente, disse que, em breve, irá colocar na Zona Rural um novo modelo de lixeira mais segura. "Iremos implantar o modelo igual ao existente no município de São Tomé - que está em processo licitatório - e quando a pessoa jogo o lixo existe um parapeito de 170 cm e, assim, quem joga não consegue pegar novamente, a fim de solucionar o problema", pontua.

"Há muito atravessadores, talvez devido à crise econômica, pois diminuiu em 60% a quantidade de lixo reciclável no Centro de Reciclagem e em consequência aumentou o lixo nas lixeiras rurais. Em casa, muitas vezes, as pessoas não realizam a separação correta do lixo reciclável e do lixo orgânico, e os atravessadores levam o pacote inteiro e os dejetos que não tem serventia a eles, muitas vezes, jogam nas lixeiras rurais", salienta.

Utilidade Pública

Segundo o secretário, durante o mês de Dezembro, o Depósito Municipal 'Mãe Biela' está recebendo todo o tipo de entulho, como, por exemplo, móveis velhos, entulhos, equipamentos eletrônicos e pneus. Além do horário habitual, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, haverá atendimento sábado e domingo, das 8h às 15h. O Depósito Municipal 'Mãe Biela' fica localizado no final da Rua Paranaíba (Vila Sete).

Galeria de Fotos



Data: 05/12/2018 Hora: 17:27:42